"Vi em Roma, uma cidade de pescoços á espera que eu os mande cortar" - Caius Caligula

domingo, 8 de agosto de 2010

A Cultura Geral e a Importância das Coisas... Ou de Coisa Nenhuma

Pergunta alguém a alguém no Facebook: - O que é o Farmville?
Ao que outro alguém responde: - Não sabes o que é o Farmville? Isso é cultura geral, pá!
E vem um terceiro: - Cultura geral? Cultura geral são as coisas importantes, pá!
E pronto! Para além de ninguém acabar por responder à simples pergunta e o(a) dito(a) cujo(a) continuar sem perceber o que é o raisupartiça do Farmville, Albert Heinstein acabou de dar algumas piruetas seguidas de 10 mortais no túmulo, porque estes interlocutores não aprenderam nada sobre a Teoria da Relatividade!!!!!
Tá bem. Um gajo até pode aceitar que "cultura geral" seja um conjunto de conhecimentos importantes.
A porca torce o rabo (e o Einstein se tivesse cauda, também), é quando passamos ao conceito de "coisas importantes".
Certamente que o Farmville não tem nenhuma importância para quem não o conhece e, admito, também para muitos que já conhecem (como eu)...
Mas não será importante para quem lá passa 3, 4, 5, 6, 7, 8 horas por dia, ou até mais? Se um jogo (Farmville ou outro) nos leva um terço da nossa vida durante meses ou mesmo anos, não passa ele mesmo a ser importante para esses que o usam?
É importante, certo? Então é cultura geral!
Tudo é relativo. Também a cultura é relativa (um conjunto de conhecimentos que são úteis para a descoberta de novos conhecimentos, uma identidade de uma pessoa, ou de um povo, o conjunto de valores que regem uma sociedade ou um conjunto de pessoas ou mesmo até, um único individuo)...
Cultura geral é cultura e nada mais que cultura... ponto!
A importância que cada um, cada sociedade, cada grupo de pessoas lhe dá, é relativa. Está correlacionada com os próprios valores que regem a sua própria vida.
Não desprezem as coisas a que outras pessoas dão valor, como não queremos que desprezem aquilo a que nós damos valor.
Cultura geral, é o conjunto de todo o conhecimento, de todos os conhecimentos, independentemente da importância que lhes damos, porque o que não é importante para nós, sê-lo-á para alguém.
Não menosprezem o Farmville. Ele será de importância vital, quanto mais não seja, para quem recebe um ordenado para o desenvolver.


Sem comentários:

Enviar um comentário