"Vi em Roma, uma cidade de pescoços á espera que eu os mande cortar" - Caius Caligula

sábado, 4 de setembro de 2010

O Que Mudou no Caso "Casa Pia", Desde a Leitura do Acórdão de Ontem

Desde o meio da tarde de ontem que:
As "Alegadas Vítimas", já podem ser chamadas de "Vítimas";
Os "Alegados Pedófilos", já podem ser chamados de "Pedófilos".
Os "Alegados Lenócitos", já podem ser chamados de "Lenócitos"
Em suma, já podemos esquecer a palavra "alegado" antes de cada adjectivo, sempre que nos referimos às partes opostas do processo judicial.
E é tudo...
Cerca de 4 horas de leitura de acórdão, apenas para isto.
Agora virão os recursos e os recursos dos recursos...
Quem estava preso, preso fica, quem estava à solta, à solta fica. Afinal "sem trânsito em julgado", cada recurso suspende a decisão judicial tomada e tudo se arrastará. A execução de penas não pode ser levada a cabo...
Tudo se arrastará e com o tempo que a nossa justiça leva e as possibilidades de recurso quase infinitas, tudo se irá manter até à prescrição dos crimes.
As idemnizações a pagar às vitimas estão suspensas por interposição de recurso, bem como as penas de prisão atribuídas.
O que todos prevíamos confere! Os pobres vão de cana, os ricos ficam de fora e, mesmo condenados a penas de prisão efectiva, conseguem, poucas horas depois da condenação, participar em debates televisivos sobre os casos em que acabam de ser julgados.
É Portugal no seu melhor que, nestas coisas de "Justiça", parece-se mais com um circo.
Mas eu não esqueci que de acordo com o que veio a público, os mesmos indícios que levaram alguns ao banco dos réus, deixaram alguns poderosos... ou com padrinhos poderosos, bem de fora e bem à margem de tudo isto.
Como gosto de chamar os bois pelos nomes, refiro-me a Paulo Pedroso, Freitas do Amaral... e muitos, muitos outros que continuam na sombra...
Daqui a 20 anos, voltaremos a falar sobre isto. Nada vai mudar até lá.

Ahhh. Ia-ma esquecendo... A dona da casa de Elvas foi absolvida... mas isso até parece insignificante... Tão insignificante que eu até me esqueci. Afinal, deu o tecto mas não comeu ninguém...




1 comentário:

  1. E houve outra coisa que mudou, de "presos" passaram a "presumíveis presos", pois suspeito que nunca colocarão os pés na cadeia, à pala dos recursos.

    ResponderEliminar